Avançar para o conteúdo principal

Manual de Instruções - Os Manuais

 Até parece uma piada, dizer que um manual contém vários manuais. Mas é verdade, todas as ferramentas ora usadas na tecnologia, ora na cozinha, mesmo não tendo sempre manuais de utilização é bom aprender como funcionam. 

Este artigo vai ao encontro directo dos manuais e irei tentar falar do que é mais importante entender, sendo que para o total domínio das ferramentas, é bom conhece-las de uma forma mais profunda. Aqui neste blog, que serve antes de tudo a tentativa de explicar a tecnologia para mim mesmo, sendo que ao mesmo tempo, aproveito para tentar explicar eventos psico-sociais. 

No mundo do conhecimento, cada tema é uma ferramenta, sendo cada ferramenta, um objecto da lista de outros objectos, que têm sempre uma função de descrição. Na consideração de que o conhecimento global é uma livraria ou até uma cozinha, cada ferramenta e\ou cada livro, representa-se como objecto de expressão que serve uma funçáo de descrição, para que o mesmo, seja interpretado por todas as pessoas que podem servir-se desses objectos. Da mesma forma, qualquer expressão verbal e\ou visual na realidade serve esse propósito. O propósito da expressão e o efeito que tem nas pessoas, quando é expresso na realidade como conteúdo descritivo, isto é, como apontador da sua própria objectividade, isto é, para o produto da sua função. 

Eu cá aproveito sempre para referir o meu trabalho artistico em temas que mesmo não estando associados, são referênciados por causa da mesma condição de associação, que está na descrição da expressão. " Nós somos Ferramentas - Objectos de Expressão" é a tradução do tema anterior. 

Quero manter esta ideia que até uma simples aplicação tecnológica tem uma espécie de personalidade, que tal como todas as personalidades, oferecem características próprias que são os apontadores descritivos do objecto da função de expressão. ( a pessoa / a aplicação ) 

Nos textos anteriores falei do NPM, do NodeJS, do HTML, do CSS e do JavaScript. Também falei do protocolo de comunicação HTTP que no caso será um dos vários canais de comunicação sendo o protocolo igual a todos, ou TCP ou UDP, sendo mais profundamente "impulsos electricos". Ńestes links, estão todos os manuais que precisamos de ler para entender os conceitos que cada uma dessas aplicações descrevem como propriedades de si próprias, para sabermos como dar-lhes função. 

Como disse em vários artigos anteriormente, o NodeJS corre fora do Browser, isto é, no computador. Esta aplicação é fundamental para o desenvolvimento web, pois foi desenhado para lidar com a manipulação da comunicação do protocolo HTTP. Existem várias semelhanças quanto à forma como podemos escrever código em NodeJS e JavaScript, mas é bom lembrar que a maioria das funções que o JavaScript tem, não funcionam no NodeJS. Considere-se o mesmo para quase tudo nesta vida de aplicações tecnológicas e\ou sociais. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manual de Instruções - A Segurança

Esta publicação poderá ser extensa, pois o tema é complexo e sabendo que não existe propriamente uma solução que funcione a 100%, nunca poderá ser resolvida sem o tal processo educativo que serve a liberdade que o Deus nos deu, na associação das nossas escolhas pessoais que terão reflexos sociais ou mundiais.  " O mal que existe no mundo humano, não se deve à vontade de Deus, mas a quem tem essa Liberdade " As técnicas e métodos que permitem a segurança, seja humana, animal ou tecnológica, tem como objectivo limitar fluxos informativos que queremos impedir que aconteçam. Para isso a melhor escolha nos últimos 40 séculos de história, ou mais, é o processo educativo, que dá instruções aos alunos, permitindo-os errar para descobrir, havendo uma exposição de soluções e a explicação das mesmas, para que se entenda porque é que a escolha sugerida é a melhor, sendo que o professor deverá saber que para aprender, tem de errar ou até, aceitar novas perspectivas e interpretações de tud...

Manual de Instruções - As Ferramentas 00

 Este artigo é a continuação da sequència dos artigos anteriores. Tal como todos os artigos futuramente apresentados neste blog, são a continuidade uns dos outros.  As ferramentas que usamos para nos ajudar a simplificar e resolver vários problemas, têm como funçâo principal acrescentar uma solução para um ou vários problemas.  As ferramentas que iremos usar são de código aberto e livres de serem usadas até para fins comerciais. No nosso caso as ferramentas já referidas em artigos anteriores, são o Browser e o NodeJS. É que o HTML o CSS servem a função estética do produto, sendo este apresentado e interpretado pelo Browser, lembrando que na verdade é o Browser que interpreta o JavaScript. Assim quero considerar que a linguagem de programação JavaScript é uma ferramenta que o Browser compõe e dispõe.  Num dos albuns que fiz associado ao projecto OdicforceSounds, existe uma música chamada "Mr. JSON", que é o titulo que oferece conteúdo como continuidade da música anter...

Manual de Instruções - Segunda Parte

A estética é algo que pode parecer irrelevante quanto à sua função, contudo é também o lado mais importante da apresentação, ora do produto que estamos a confeccionar ora da forma como estruturamos o produto em questão, ora também na associação de apetite que poderá produzir em quem aprecia o produto e por isso, poderá desejar.  Por isso existirem vários editores de código, que não são mais do que editores de texto que dão uma certa cor ao texto, de forma a organizar os alimentos a usar e as ferramentas a serem usadas, os IDE's cumprem a função de oferecer uma estética que facilita a leitura da receita como também na sua produção.   Existem vários Editores de Texto para fins de Desenvolvimento de Código, sendo que todos servem para essa função, cada cozinheiro adapta-se ao editor que tem mais experiência ou que é mais popular. Se a cozinha estiver suja e desarrumada o cozinheiro irá ter maior dificuldades em produzir o prato que quer confeccionar. Não por falta de aptidõe...