Avançar para o conteúdo principal

Manual de Instruções - Seguir as Instruções

 Cá vamos nós mais uma vez falar deste nosso manual que tem outros manuais sendo que todos eles são uma lista de instruções que nos permitem a fazer o que queremos fazer. Além das várias comunidades que existem online que prestam o seu serviço a troco de nada, existem também comunidades que cobram pelos seus serviços. O mundo OpenSource é o mundo que mais me agrada, pois não precisa de cobrar nada e, mesmo que cobre é quase sempre a um preço justo. Além disso, as comunidades que existem online oferecem respostas quase instantâneas, caso seja usando o IRC ou um pouco mais demoradas mas com notificação de email, em forums. Além disso o Google e\ou o Duckduckgo são os amigos de qualquer procura, não esquecendo do Wikipedia que também tem a explicação de vários conceitos que são importantes aprender. Seja lá qual for o conteúdo que queremos procurar, quase sempre encontramos resultados. Eu cá prefiro usar o Duckduckgo, mas o Google continua a ser o melhor, quanto ao número de resultados que aparece nas pesquisas. Segundo se diz a probabilidade de encontrar a solução para qualquer um dos problemas que quase todas as pessoas poderão ter enquanto estão a programar, está na internet de livre acesso. Por isso saber procurar é também uma forma de mitigar e minimizar o que queremos encontrar. Mesmo assim é importante sabermos o que estamos a fazer, isto é, entender que cada exemplo apresentado como solução para um problema, serve o exemplo do problema apresentado, não significando que sirva como solução do nosso problema. 

É como pensar que temos um rádio que precisa de pilhas para funcionar, e sem investigar, compramos pilhas que não servem para serem usadas no rádio que temos. A solução eram as pilhas, não há qualquer dúvida... 

O NPM serve para instalar aplicações feitas em JavaScript e para gerir os nosso projectos desenvolvidos em JavaScript, ora para o Browser ora para o Servidor. Antes de tudo devemos tentar ler o manual e seguir as instruções. 

# npm install -g eslint

O eslint ajuda a manter o código formatado de forma a ser mais fácil ler o código. 

No ambiente do terminal em Linux, temos algumas aplicações para fazer consultas dos headers da comunicação do protocolo HTTP

Como poderão ler no RFC do protocolo HTTP so endereços representam-se como: 
1. Protocolo > http:
2. Domínio > //odicforcesounds.com
3. Página > /wiki/
4. Query > ?Macaco 

A aplicação curl serve essa função e podemos usa-la para obtermos informação de páginas web. 

$ curl -I https://wiki.odicforcesounds.com/wiki

HTTP/2 404
date: Wed, 22 Dec 2021 02:26:12 GMT
content-type: text/html; charset=utf-8
...

Como podem ver e\ou testar o exemplo acima, a resposta dos headers do site, tem várias chaves que referem o conteúdo das mesmas e que servem para indicar o estado do site e da página. No meu caso, está tudo anónimo, mas caso se faça o mesmo para a Google por exemplo, recebemos um resultado diferente: 

$ curl -I https://google.pt

HTTP/2 301 
location: https://www.google.pt/
content-type: text/html; charset=UTF-8
... 

Repare-se que a página /wiki do primeiro endereço, recebe uma resposta diferente da seguinte. A resposta indica o número que corresponde ao estado da página. É assim que sabemos se uma página existe ou não. Os enfermeiros das ambulâncias também costumam fazer perguntas simples para saber se a pessoa que teve um acidente está consciênte ou não, ou até para manter a pessoas desperta...

Quando enviamos um pedido de informação, queremos saber se esse pedido foi enviado correctamente. Estes pedidos são considerados de métodos, sendo os métodos mais usados são o GET e o POST

Quero avançar neste processo básico para depois ser mais fácil entender a aplicação da função do NodeJS e\ou do JavaScript. Não quero criar um documento exaustivo sobre este tema, sendo que existem vários na internet, mas pensar na relação de comunicação. A tradução de GET é tirar e\ou pegar, e a tradução de POST é de partilhar, publicar. Quando uma aplicação web faz um pedido de informação de uma página na web, está a usar o método GET e quando um serviço web está a acrescentar conteúdo usa o método POST. O método DELETE serve igualmente para apagar. Nesta noção que me vou focar no NodeJS antes de começar a criar uma página web, vamos fazer o mesmo com o nodejs e depois começar a preparar única uma página web. A mim parece-me a melhor forma de entender o HTTP e o JavaScript, sendo que a evolução do JavaScript começou na comunicação do site com o Browser e só mais tarde é que nasceu o NodeJS. Cronologicamente seria melhor aprender JavaScript e depois NodeJS, mas na verdade o JavaScript que se usa para o Browser, raramente serve para comunicar com o servidor e por isso, será deixado para mais tarde. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manual de Instruções - A Segurança

Esta publicação poderá ser extensa, pois o tema é complexo e sabendo que não existe propriamente uma solução que funcione a 100%, nunca poderá ser resolvida sem o tal processo educativo que serve a liberdade que o Deus nos deu, na associação das nossas escolhas pessoais que terão reflexos sociais ou mundiais.  " O mal que existe no mundo humano, não se deve à vontade de Deus, mas a quem tem essa Liberdade " As técnicas e métodos que permitem a segurança, seja humana, animal ou tecnológica, tem como objectivo limitar fluxos informativos que queremos impedir que aconteçam. Para isso a melhor escolha nos últimos 40 séculos de história, ou mais, é o processo educativo, que dá instruções aos alunos, permitindo-os errar para descobrir, havendo uma exposição de soluções e a explicação das mesmas, para que se entenda porque é que a escolha sugerida é a melhor, sendo que o professor deverá saber que para aprender, tem de errar ou até, aceitar novas perspectivas e interpretações de tud...

Manual de Instruções - As Ferramentas 00

 Este artigo é a continuação da sequència dos artigos anteriores. Tal como todos os artigos futuramente apresentados neste blog, são a continuidade uns dos outros.  As ferramentas que usamos para nos ajudar a simplificar e resolver vários problemas, têm como funçâo principal acrescentar uma solução para um ou vários problemas.  As ferramentas que iremos usar são de código aberto e livres de serem usadas até para fins comerciais. No nosso caso as ferramentas já referidas em artigos anteriores, são o Browser e o NodeJS. É que o HTML o CSS servem a função estética do produto, sendo este apresentado e interpretado pelo Browser, lembrando que na verdade é o Browser que interpreta o JavaScript. Assim quero considerar que a linguagem de programação JavaScript é uma ferramenta que o Browser compõe e dispõe.  Num dos albuns que fiz associado ao projecto OdicforceSounds, existe uma música chamada "Mr. JSON", que é o titulo que oferece conteúdo como continuidade da música anter...

Manual de Instruções - Segunda Parte

A estética é algo que pode parecer irrelevante quanto à sua função, contudo é também o lado mais importante da apresentação, ora do produto que estamos a confeccionar ora da forma como estruturamos o produto em questão, ora também na associação de apetite que poderá produzir em quem aprecia o produto e por isso, poderá desejar.  Por isso existirem vários editores de código, que não são mais do que editores de texto que dão uma certa cor ao texto, de forma a organizar os alimentos a usar e as ferramentas a serem usadas, os IDE's cumprem a função de oferecer uma estética que facilita a leitura da receita como também na sua produção.   Existem vários Editores de Texto para fins de Desenvolvimento de Código, sendo que todos servem para essa função, cada cozinheiro adapta-se ao editor que tem mais experiência ou que é mais popular. Se a cozinha estiver suja e desarrumada o cozinheiro irá ter maior dificuldades em produzir o prato que quer confeccionar. Não por falta de aptidõe...