Cá vamos nós mais uma vez falar deste nosso manual que tem outros manuais sendo que todos eles são uma lista de instruções que nos permitem a fazer o que queremos fazer. Além das várias comunidades que existem online que prestam o seu serviço a troco de nada, existem também comunidades que cobram pelos seus serviços. O mundo OpenSource é o mundo que mais me agrada, pois não precisa de cobrar nada e, mesmo que cobre é quase sempre a um preço justo. Além disso, as comunidades que existem online oferecem respostas quase instantâneas, caso seja usando o IRC ou um pouco mais demoradas mas com notificação de email, em forums. Além disso o Google e\ou o Duckduckgo são os amigos de qualquer procura, não esquecendo do Wikipedia que também tem a explicação de vários conceitos que são importantes aprender. Seja lá qual for o conteúdo que queremos procurar, quase sempre encontramos resultados. Eu cá prefiro usar o Duckduckgo, mas o Google continua a ser o melhor, quanto ao número de resultados que aparece nas pesquisas. Segundo se diz a probabilidade de encontrar a solução para qualquer um dos problemas que quase todas as pessoas poderão ter enquanto estão a programar, está na internet de livre acesso. Por isso saber procurar é também uma forma de mitigar e minimizar o que queremos encontrar. Mesmo assim é importante sabermos o que estamos a fazer, isto é, entender que cada exemplo apresentado como solução para um problema, serve o exemplo do problema apresentado, não significando que sirva como solução do nosso problema.
É como pensar que temos um rádio que precisa de pilhas para funcionar, e sem investigar, compramos pilhas que não servem para serem usadas no rádio que temos. A solução eram as pilhas, não há qualquer dúvida...
O NPM serve para instalar aplicações feitas em JavaScript e para gerir os nosso projectos desenvolvidos em JavaScript, ora para o Browser ora para o Servidor. Antes de tudo devemos tentar ler o manual e seguir as instruções.
# npm install -g eslint
O eslint ajuda a manter o código formatado de forma a ser mais fácil ler o código.
No ambiente do terminal em Linux, temos algumas aplicações para fazer consultas dos headers da comunicação do protocolo HTTP.
Como poderão ler no RFC do protocolo HTTP so endereços representam-se como:
1. Protocolo > http:
2. Domínio > //odicforcesounds.com
3. Página > /wiki/
4. Query > ?Macaco
A aplicação curl serve essa função e podemos usa-la para obtermos informação de páginas web.
$ curl -I https://wiki.odicforcesounds.com/wiki
HTTP/2 404
date: Wed, 22 Dec 2021 02:26:12 GMT
content-type: text/html; charset=utf-8
...
$ curl -I https://google.pt
Comentários
Enviar um comentário