Avançar para o conteúdo principal

Manual de Instruções - A Utilidade de um cérebro que não pensa

Hoje sinto-me construtivo, pois já é a segunda publicação que faço neste blog, depois de dois anos de inactividade. 

No meu blog CriticasemPiedade tenho várias publicações onde critico os cérebros que não pensam, pois são humanos e é suposto pensarem antes de executarem, via os valores que terão sido entregues no seu processo de educativo e que o levaria a tomar boas escolhas. 

Mas sabendo que o meu objectivo não tem como alvo a punição de outros seres vivos, deverei considerar pedir ajuda a um "cérebro" muito popular nos dias de hoje e que não pensa, isto é, não perde tempo a equacionar probabilidades de violação moral ou ética, em tudo o que é possível elaborar de forma técnica, mesmo que na verdade, os programadores destes cérebros, limitem a capacidade de elaborar códigos técnicos e de apresentar conteúdos obscuros, que poderão ser usados para más intenções. 

E sim, ele não pensa pois não demonstra qualquer curiosidade em saber qual o objectivo que tenho, ao pedir ajuda. Ele oferece a ajuda e não questiona as razões que me levam a pedir esse tipo de ajuda, tal como uma calculadora o faz. Afinal, posso estar a pedir ajuda para resolver uma equação que será útil para fins menos próprios. 

O Copilot da Microsft, o Gemini da Google ou o Chat GPT da OpenAI, são os mais conhecidos. 

Para assuntos de configuração de aplicações, formas de elaborar projectos, passos necessários ou dados que possam ser úteis usar, esta ferramenta que "conhece" mas não é capaz de reconhecer o conteúdo na realidade, pois é só um computador, é super útil e irá ajudar-me a pensar logicamente na elaboração do projecto. 

Infelizmente é necessário pagar para poder usar uma destas soluções no terminal, o que me iria facilitar imenso no desenvolvimento de qualquer projecto, mas por enquanto irei usar as versões gratuitas, permitindo-me fazer comparações das respostas e tomar melhores escolhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manual de Instruções - A Segurança

Esta publicação poderá ser extensa, pois o tema é complexo e sabendo que não existe propriamente uma solução que funcione a 100%, nunca poderá ser resolvida sem o tal processo educativo que serve a liberdade que o Deus nos deu, na associação das nossas escolhas pessoais que terão reflexos sociais ou mundiais.  " O mal que existe no mundo humano, não se deve à vontade de Deus, mas a quem tem essa Liberdade " As técnicas e métodos que permitem a segurança, seja humana, animal ou tecnológica, tem como objectivo limitar fluxos informativos que queremos impedir que aconteçam. Para isso a melhor escolha nos últimos 40 séculos de história, ou mais, é o processo educativo, que dá instruções aos alunos, permitindo-os errar para descobrir, havendo uma exposição de soluções e a explicação das mesmas, para que se entenda porque é que a escolha sugerida é a melhor, sendo que o professor deverá saber que para aprender, tem de errar ou até, aceitar novas perspectivas e interpretações de tud...

Manual de Instruções - As Ferramentas 00

 Este artigo é a continuação da sequència dos artigos anteriores. Tal como todos os artigos futuramente apresentados neste blog, são a continuidade uns dos outros.  As ferramentas que usamos para nos ajudar a simplificar e resolver vários problemas, têm como funçâo principal acrescentar uma solução para um ou vários problemas.  As ferramentas que iremos usar são de código aberto e livres de serem usadas até para fins comerciais. No nosso caso as ferramentas já referidas em artigos anteriores, são o Browser e o NodeJS. É que o HTML o CSS servem a função estética do produto, sendo este apresentado e interpretado pelo Browser, lembrando que na verdade é o Browser que interpreta o JavaScript. Assim quero considerar que a linguagem de programação JavaScript é uma ferramenta que o Browser compõe e dispõe.  Num dos albuns que fiz associado ao projecto OdicforceSounds, existe uma música chamada "Mr. JSON", que é o titulo que oferece conteúdo como continuidade da música anter...

Manual de Instruções - Segunda Parte

A estética é algo que pode parecer irrelevante quanto à sua função, contudo é também o lado mais importante da apresentação, ora do produto que estamos a confeccionar ora da forma como estruturamos o produto em questão, ora também na associação de apetite que poderá produzir em quem aprecia o produto e por isso, poderá desejar.  Por isso existirem vários editores de código, que não são mais do que editores de texto que dão uma certa cor ao texto, de forma a organizar os alimentos a usar e as ferramentas a serem usadas, os IDE's cumprem a função de oferecer uma estética que facilita a leitura da receita como também na sua produção.   Existem vários Editores de Texto para fins de Desenvolvimento de Código, sendo que todos servem para essa função, cada cozinheiro adapta-se ao editor que tem mais experiência ou que é mais popular. Se a cozinha estiver suja e desarrumada o cozinheiro irá ter maior dificuldades em produzir o prato que quer confeccionar. Não por falta de aptidõe...