Já lá vai alguns meses (mais de dois anos) que não escrevia neste blog, pois tenho me dedicado a melhorar a maioria dos aspectos do site principal ( odicforcesounds.com ), tal como as imagens de fundo, as descrições de cada página, os links, as cores e o seu design que poderá parecer um pouco confuso, pois não segue o padrão da maioria dos sites da Web.
Esta experiência levou-me a usar algumas ferramentas que são extremamente úteis para o desenvolvimento de código. Seja para um site estático tal como o exemplo acima referido, seja para o desenvolvimento de um site dinâmico, seja até, para a elaboração de uma aplicação móvel.
Uma das ferramentas que já foi referida noutra publicação é o editor de texto Vim. Este editor é extremamente conhecido no mundo do Linux e é usado no Terminal. Em prol de uma personalização do editor, acabei por definir as qualidades necessárias que considero serem importantes existirem, de forma a que o "flow" do meu trabalho tenha maior qualidade e mais rapidez. Para isso criei um repositório no github, com as configurações necessárias que servem para mim. Atalhos, cores e outros plugins e que qualquer pessoa pode usar e personalizar.
Outra ferramenta que também já foi referida numa publicação anterior é o Git. Esta ferramenta é útil para monitorizar as mudanças que foram feitas no código, para depois ser possível actualizar o repositório ( espaço que contém código ) com as mudanças feitas e de forma a podermos voltar atrás caso seja necessário.
O Github também tem um cliente de terminal para aceder a algumas das propriedades de cada repositório de forma a melhorar a interação do desenvolvimento de qualquer projecto no github. Também existe uma aplicação para explorar os detalhes de cada "commit" que foi feito no nosso projecto, tal como o Tig.
Estas são as ferramentas mais úteis que são necessárias para qualquer tipo de desenvolvimento de projectos, sabendo que na primeira publicação sobre as ferramentas, foquei-me nas linguagens de programação que serão usadas para desenvolver o projecto em questão.
Talvez escreva outra publicação para falar em mais detalhe sobre essas ferramentas, pois elas têm propriedades funcionais, para o uso de uma das técnicas mais usadas de consulta e apresentação de dados em sites ou aplicações móvel, de forma dinâmica, muito usadas na actualidade isto é, o conteúdo muda automaticamente e não está guardado na máquina que executa o código, mas noutros sites que disponibilizam essas ferramentas publicamente. A essa tecnologia dá-se o nome de APIs e usa exclusivamente o protocolo HTTP.
O processo de ambientação pode ser longo, mas como se diz: "rápido e bem há pouco quem"
Comentários
Enviar um comentário