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Manual de Instruções - As Ferramentas 00

 Este artigo é a continuação da sequència dos artigos anteriores. Tal como todos os artigos futuramente apresentados neste blog, são a continuidade uns dos outros. 

As ferramentas que usamos para nos ajudar a simplificar e resolver vários problemas, têm como funçâo principal acrescentar uma solução para um ou vários problemas. 

As ferramentas que iremos usar são de código aberto e livres de serem usadas até para fins comerciais. No nosso caso as ferramentas já referidas em artigos anteriores, são o Browser e o NodeJS. É que o HTML o CSS servem a função estética do produto, sendo este apresentado e interpretado pelo Browser, lembrando que na verdade é o Browser que interpreta o JavaScript. Assim quero considerar que a linguagem de programação JavaScript é uma ferramenta que o Browser compõe e dispõe. 

Num dos albuns que fiz associado ao projecto OdicforceSounds, existe uma música chamada "Mr. JSON", que é o titulo que oferece conteúdo como continuidade da música anterior: "Dive Into the World of JavaScript". O mundo do JavaScript é também a Web e o JSON também é uma forma de estruturar dados, sendo que na interpretação do JavaScript, o JSON é uma espécie de lista representativa de vários objectos, objectos esses que representam singularidades que têm várias propriedades, sendo que cada uma delas serve uma função de descrição. 

Imagine-se uma lista de vários livros. Na criação de ficheiros com a extensão.json o símbolo que representa uma lista é [ lista ] e cada objecto é representado entre { objecto }. Todos os valores estão entre "aspas", sendo que a chave que referência o valor da mesma está separada por : e o símbolo que separa as varias propriedades do objecto, uma ,virgula. Assim considere-se o exemplo: 

[

{
"titulo":"As Janelas das Consequências das Sequências", 
"autor":"OscarFM aka Odicforcesounds",
"ano de publicação": " Ainda em processamento... "
},
{
"titulo":"Menina e Moça",
"autor":"Bernardim Ribeiro",
"ano de publicação": 1984"
}
]

Na relação dos editores de texto, a apresentação deste exemplo, será mais estético, isto é, mais colorido e como tal, de melhor interpretação, sendo que mais do que saber interpretar é saber estruturar, pois quem irá interpretar verdadeiramente a estrutura desse exemplo de uma lista de objectos no json, será o JavaScript, e por sua vez será o Browser. 

Vamos considerar que é bom saber usar o HTML e o CSS, para termos um minimo de noção como é que a informação que poderá ser apresentada em json, sendo um sistema de base de dados igualmente, irá servir acrescentar ou remover conteúdo na página. 

O CSS3 tem capacidades para produzir efeitos visuais e\ou de animação e\ou de movimento e por isso, consideremos usar o JavaScript unicamente para a gestão da base de dados, mesmo que também poderá servir a substituição de conteúdo dos elementos de HTML5 e\ou de CSS3.  

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