A estética é algo que pode parecer irrelevante quanto à sua função, contudo é também o lado mais importante da apresentação, ora do produto que estamos a confeccionar ora da forma como estruturamos o produto em questão, ora também na associação de apetite que poderá produzir em quem aprecia o produto e por isso, poderá desejar.
Por isso existirem vários editores de código, que não são mais do que editores de texto que dão uma certa cor ao texto, de forma a organizar os alimentos a usar e as ferramentas a serem usadas, os IDE's cumprem a função de oferecer uma estética que facilita a leitura da receita como também na sua produção.
Existem vários Editores de Texto para fins de Desenvolvimento de Código, sendo que todos servem para essa função, cada cozinheiro adapta-se ao editor que tem mais experiência ou que é mais popular. Se a cozinha estiver suja e desarrumada o cozinheiro irá ter maior dificuldades em produzir o prato que quer confeccionar. Não por falta de aptidões mas por falta de uma estrutura que facilite o processo de confecção. Os vários editores de código, existem plugins que automatizam o processo tal como o emmet, entre outros, que acrescentam o necessário via apontadores de intenção, isto é, indicadores do objectivo da função que querem dar. É como duas pessoas conhecerem tão bem o processo de selecção de produtos, que bastaria um sinal sonoro, para que uma delas soubesse o que escolher a partir da indicação da outra pessoa. Isto considera que uma delas já saber perfeitamente o que quer escolher, como também significa que a experiència entre essas duas pessoas nesse processo de selecção acontece com regularidade e como tal, a pessoa que está a fazer a selecção da escolha dos produtos que na verdade estão a ser escolha de outra pessoa, sabe como recolher esses produtos e embala-los de forma a conduzi-los até chegaram à loja comercial.
O Visual Studio Code é uma opção popular sendo a mesma muito boa, sempre preferi editores de textos mais minimais tais como o Vim. Seja qual for o editor, seja lá qual for as cores que usamos para explicar o processo de uma aplicação, é essa técnica que facilita o desenvolvimento de qualquer ideia.
É por essa razão que bons projectos falharam, pois não se focaram na apresentação enquanto maus projectos tiveram sucesso, pois focaram-se na apresentação. Eis a Relevância da Irrelevância.
Comentários
Enviar um comentário