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Manual de Instruções - Pré-Preparativos

 Aqui vamos nós uma vez mais, dar continuidade ao nosso processo de instrumentalização da nossa acção. 

É necessário confirmar que temos tudo o que é necessário para iniciar o nosso projecto de uma forma mais focada no que queremos fazer, sem perder mais tempo a preparar o que queremos fazer. 

Escolhi preparar um computador dedicado a ser o servidor que guarda este projecto usando o git. 

$ ssh user@servidor
# su -l
# vim /etc/hosts # IP nome
# su git 
$ cd 
$ mkdir hub/projecto -p
$ cd hub/projecto
$ git init --bare 
$ exit
# exit
$ exit 
disconnected.... 

Só para facilitar, o nome da máquina que aponta o ip, irá chamar-se servidor. Só tem um serviço de ssh a correr e mais nada. 

No computador que vamos trabalhar, devemos confirmar as configurações do editor de texto escolhido e preparar a pasta que irá ter os ficheiros de configuração do projecto. 

Anteriormente instalamos o eslint que serve para controlar erros de sintax, versões do compilador de JavaScript, o controlo de plugins e as suas regras. Teremos então que iniciar o projecto com 'npm init', e devemos associar um ficheiro de configuração do eslint na nossa pasta. 

$ cd projecto
$ touch .eslintrc
$ vim .eslintrc.js

A estrutura é em JSON e basta seguir as instruções do manual, sendo que ver uma versão já feita, ajuda a preparar a nossa que irá começar do zero. 

O NodeJS é antes de tudo um interpretador e compilador de JavaScript, fora do navegador web. Ele serve resolver o comportamento do servidor, isto é, do site que estamos a usar. O NodeJS serve o visitante e prepara e controla o comportamento do site e os dados que partilha.

Na verdade o NodeJS é um quanto limitativo para fazer um site sem usar nenhum outra libraria e é por isso que o expressjs ganhou popularidade. Porque facilita a implementação de regras que queremos usar e servir. 

Existe também o nodemon que serve uma espécie de vigilia constante do código que estamos a desenvolver para reiniciar os servidor http sempre que alteramos e salvamos os ficheiros que estamos a escrever. 

O primeiro objectivo do projecto é construir vários projectos de forma a aprender com exemplos simples, para mais tarde ir aumentando a sua complexidade. 

O JSON é a estrutura que organiza os dados em JavaScript, ora usando APIs públicas ora no controlo dos dados internos. Tudo são objectos e\ou tudo são arrays. Todos os arrays podem ter vários objectos e todos os objectos podem ter vários arrays, sendo que só os objectos podem ter funções. 

O NodeJS tem como ciclo de vida, ciclos de vida. É curioso, mas é verdade. Ao abrirmos uma consola no Browser ou do node, verificamos que quando fazemos " 1 + 1 " o resultado é 2 e undifined.. existe sempre um retorno que é indefinido, e que representa o chamado "call back", isto é, uma repetição da chamada. 

Antes de começar, teremos de pensar e treinar, estes conceitos ao funcionamento do JavaScript e do NodeJS, tais como as promiss ( promessas ) e outros conceitos, para nos ambientarmos ao seu funcionamento e sermos mais capazes de instruir de forma correcta. 

É que o NodeJS tem a capacidade de controlar os vários processos que cada evento pode ter, sempre que é chamado, sendo que controlo o ciclo de vida de cada evento, que é composto por uma lista de propriedades que podem ser usadas e que podem ter um princípio, um meio e um fim. É como poder controlar todos calculos que um simples click de um botão pode fazer sempre que esse evento é accionado. 

É como imaginar que a partir de um simples botão, uma pessoa vai tratar de tudo o tem de fazer, em vez de ter um botão para cada uma das coisas que tem de fazer. Mas se pensarmos no detalhe de cada simplicidade, em cada pouco que podemos fazer, há imenso que deveremos controlar, para fazer bem. 

 


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