Avançar para o conteúdo principal

Reciclagem de alimentos

Hoje em dia fazer uma jantarada para as amigas é um processo relativamente fácil, pois podemos comprar os alimentos no supermecado. Depois, toda a concepção que está em volta dos métodos usados para a confeção dos alimentos é o processo que nos pede atenção.

É claro que a maioria dos alimentos já estão relativamente preparados para serem digeridos, mas quiça também lembrar que todos eles passaram por um processo de cuidado no tempo e no espaço, antes que chegue à nossa boca.

O JavaScript por si só é uma língua fácil de entender, contúdo as frameworks mais populares foram desenvolvendo outras formas de abordar o "problema". (Hacking)

Hackear é o acto de descobrir novas formas de interagir com determinada matéria, a qual não foi pensada aquando feita. Isto é, o HTML é uma língua que "cospe" elementos (tag) para uma página web, mas como o HTML não foi desenhado para manipular os elemento que produz, usa-se o CSS para melhorar a apresentação do conteúdo do HTML.

Entretento o JavaScript aparece para manipular ambas as línguas (HTML e CSS).

Não tenho a certeza, mas creio que até línguas mais "avançadas" tais como o C, C++, C#, Python, Ruby, entre muitas outras, quando usadas para a criação de sites, precisam de JavaScript para criar as mesmas funcionalidades que o JavaScript oferece. Além disso, hoje em dia, o JavaScript já oferece mecanismos para lidar com operações mais complexas, tal como gestão de base de dados.

Porquê usar o NPM e o Nodejs?

Por vezes podemos estar sem internet... Uma maioria das librarias que usamos para nos facilitar o desenvolvimento de uma página web, têm necessidade de ter acesso à internet, pois é uma opção usar um CDN das várias técnologias que existem na web e que foram feitas com esse propósito.

Além disso, para mim que tenho uma grande dificuldade em organizar seja lá o que for, posso usar o Webpack para organizar os ficheiros. E na verdade uma maioria das frameworks mais populares usa o Webpack para a gestão dos projectos Web.

Parece-me que agora faz todo o sentido pensar na reciclagem de alimentos e o mais interessante é que todos eles são da mesma família de "ser vivo". Vegetais! Desde as nózes até aos morangos, alfaces e tomates, todos são vegetais. Tentar criar um novo fruto parece uma opção sem qualquer sentido, mas de qualquer forma terá sentido ter a curiosidade de entender a estrutura orgânica dos seres vivos.

Lógica: Se posso comprar morangos para comer morangos, qual será a lógica de plantar morangos e esperar que estejam em conformidade para comer?

Lógica: Se não posso comprar morangos para comer morangos, qual será a lógica de sair do campo e ir para a cidade, quando posso cultivar morangos para comer e vender? 

Há sempre escolhas que estão associadas à nossa liberdade, isto é, às nossas condições existenciais, que nem sempre referem o próprio, mas a condição de partilha dos além de nós. Assim aqui fica um brinde Eterno a todas as pessoas que desenvolveram uma linguagem de programação e\ou projecto e partilharam-os!!! Desde o Linux até ao JavaScript, Python, C, etc.., todas sem excepção melhoraram por terem sido partilhadas, pois assim considera-se que melhoraram porque terceiros tiveram a oportunidade de melhorar. Riu-me quando há pessoas que são contra a partilha de conhecimento. Sem a partilha de conhecimento, ainda hoje estariamos no tempo das cavernas.. ou se calhar nem isso, pois não faria sentido existirmos! LOL

O Google Chrome Dev Tools funciona muito melhor do que no Firefox. O Firefox tem sempre um problema qualquer com os ficheiros .js (javaScript) e por vezes o browser crasha. Por isso usar o Google Chrome, que é um must para aprender JavaScript.

Tal como todas as línguas de programação, a documentação partilha exemplos práticos de como usar o código. Todas as línguas (até as verbais) são compostas de instruções com funções!

O JavaScript, o HTML e o CSS seguem esse exemplo. Por isso terá sentido serem as 3 línguas de programação para o desenvimento de páginas web mais usadas, pois não há dúvida que não se pode fazer páginas Web sem pelo menos se usar o HTML.

Voltando à necessidade de usar a Lógica: para quê recusar usar todas as librarias e\ou tecnologias feitas em JavaScript que nos ajudam a organizar os ficheiros e os elementos de páginas web de uma forma dinâmica e mais rápida e eficiente? Talvez somente porque não há necessidade de usar mais memória e espaço com funcionalidades que não usamos na página.

Por exemplo: A minha página "odicforcesounds.com" é feita em Angular5 e o ficheiro main.bundle.js ocupa 1.6MB o que é um absurdo dado que não uso nenhuma funcionalidade extra além da funcionalidade que o próprio angular oferece. Criar componente adicionar "path:", adicionar conteudo ao componente, adiciona-lo a outro componente como link, neste caso (página). Cada página do site é um componente. Não sei se o JavaScript requerido para fazer somente essa funcionalidade tenha necessidade de ser tão grande, mas pelo menos não tive de lidar com isso.

Agora há uma necessidade explicita de lidar com o JavaScript. Tal como qualquer outra língua de programação, segue os mesmos princípios básicos: Declaração de variaveis e funções que manipulam o valor dessas variaveis. Vou usar esta conta do Github para alojar ficheiros que vou criar neste meu processo de aprendizagem. Creio que não será má ideia tentar refazer o site sem usar uma framework que me facilite a vida antes de começar a lidar com problemas mais complexos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manual de Instruções - A Utilidade de um cérebro que não pensa

Hoje sinto-me construtivo, pois já é a segunda publicação que faço neste blog, depois de dois anos de inactividade.  No meu blog CriticasemPiedade tenho várias publicações onde critico os cérebros que não pensam, pois são humanos e é suposto pensarem antes de executarem, via os valores que terão sido entregues no seu processo de educativo e que o levaria a tomar boas escolhas.  Mas sabendo que o meu objectivo não tem como alvo a punição de outros seres vivos, deverei considerar pedir ajuda a um "cérebro" muito popular nos dias de hoje e que não pensa, isto é, não perde tempo a equacionar probabilidades de violação moral ou ética, em tudo o que é possível elaborar de forma técnica, mesmo que na verdade, os programadores destes cérebros, limitem a capacidade de elaborar códigos técnicos e de apresentar conteúdos obscuros, que poderão ser usados para más intenções.  E sim, ele não pensa pois não demonstra qualquer curiosidade em saber qual o objectivo que tenho, ao pedir ajuda.

Manual de Instruções - Seguir as Instruções

 Cá vamos nós mais uma vez falar deste nosso manual que tem outros manuais sendo que todos eles são uma lista de instruções que nos permitem a fazer o que queremos fazer. Além das várias comunidades que existem online que prestam o seu serviço a troco de nada, existem também comunidades que cobram pelos seus serviços. O mundo OpenSource é o mundo que mais me agrada, pois não precisa de cobrar nada e, mesmo que cobre é quase sempre a um preço justo. Além disso, as comunidades que existem online oferecem respostas quase instantâneas, caso seja usando o IRC ou um pouco mais demoradas mas com notificação de email, em forums. Além disso o Google e\ou o Duckduckgo são os amigos de qualquer procura, não esquecendo do Wikipedia que também tem a explicação de vários conceitos que são importantes aprender. Seja lá qual for o conteúdo que queremos procurar, quase sempre encontramos resultados. Eu cá prefiro usar o Duckduckgo, mas o Google continua a ser o melhor, quanto ao número de resultado

Manual de Instruções - A Segurança

Esta publicação poderá ser extensa, pois o tema é complexo e sabendo que não existe propriamente uma solução que funcione a 100%, nunca poderá ser resolvida sem o tal processo educativo que serve a liberdade que o Deus nos deu, na associação das nossas escolhas pessoais que terão reflexos sociais ou mundiais.  " O mal que existe no mundo humano, não se deve à vontade de Deus, mas a quem tem essa Liberdade " As técnicas e métodos que permitem a segurança, seja humana, animal ou tecnológica, tem como objectivo limitar fluxos informativos que queremos impedir que aconteçam. Para isso a melhor escolha nos últimos 40 séculos de história, ou mais, é o processo educativo, que dá instruções aos alunos, permitindo-os errar para descobrir, havendo uma exposição de soluções e a explicação das mesmas, para que se entenda porque é que a escolha sugerida é a melhor, sendo que o professor deverá saber que para aprender, tem de errar ou até, aceitar novas perspectivas e interpretações de tud